Está farto do Natal? Farto de endireitar aquele Rei Mago do Presépio que tem um pé partido ou farto de passar horas a analisar o feng shui da sua Árvore de Natal? Farto de comer Bacalhau com Todos ano após ano enquanto lhe apetece encomendar uma pizza? Farto de aturar a família, os putos que ficam a pé até à meia-noite à espera do Pai Natal ou mesmo aquela tia com o quádruplo da sua idade que insiste em levá-lo arrastado para a Missa do Galo? Isso acabou! Surgiu finalmente o "remédio santo natalício" para o fim das tradições cristãs que já duram à séculos mas que já começam a cheirar a mofo e a ganhar caruncho: S.A.N.T.A. - Sindicato Anti Natal e Tradições Afins. Este é o sindicato indicado para si...porquê? As razões o CAOStico descreve abaixo:
1) O S.A.N.T.A. é o primeiro sindicato português que não reclama pelos direitos do trabalhador. Pelo contrário, esta unidade sindical é a única que reage contra aqueles que trabalham no dia 25 de Dezembro, ou seja, Pai Natal, duendes auxiliares, fadas supervisoras e renas tractoras. Qualquer entidade que trabalhe nesse mesmo dia que não esteja referida acima não será alvo da nossa acção...aliás...quem trabalha no dia 25 e não tem nenhuma tarefa relacionada com presentes e sua distribuição (à excepção de camionistas da Toys 'r Us) só pode ser mesmo estúpido, visto que o Natal é a única altura em que ninguém nos chateia se não "mexermos uma palha"...sim, porque o "nascimento do menino" é razão suficiente até para cancelar a translação do planeta à volta do Sol...
2) Para além da questão do trabalho no dia de Natal, o S.A.N.T.A. revolta-se contra toda e qualquer tradição natalícia. Alguns exemplos são o Bacalhau na mesa da Consoada (e já agora, de onde raio veio a palavra "Consoada"? De um monge bêbado?), a Árvore de Natal e o próprio Pai Natal:
- quanto ao Bacalhau a pergunta que se coloca é "o que tem o bacalhau a ver com o nascimento do Messias?". Ora bem...segundo consta da Bíblia (livro altamente científico e factual que já vai na sua 25875279034879ª edição...), Jesus nesceu em Belém, na Palestina, que fica no Médio Oriente, que por sua vez se localiza na Ásia, continente que deve ter tanto bacalhau como a Finlândia tem Papaia...Alguns teólogos afirmam que o bacalhau se relaciona com o peixe que Deus fez cair do céu a Moisés durante a fuga do Egipto. Bacalhau a cair do céu?...sem comentários.
- a Árvore de Natal, esse belo acessório de decoração para a sala que custa um bom piparote nas lojas ou que custa uma tarde a fazer de lenhador no pinhal mais próximo...a Árvore e a decoração são o exemplo mais flagrante da incoerência do Natal...se celebramos o nascimento de Cristo, porque enfeitamos e enfatizamos uma árvore que é a origem por excelência da madeira, matéria prima utilizada para...ora deixa ver...erhhh...sei lá...CRUZES?! Mas afinal o que é que está aqui em questão, o nascimento ou a morte de Cristo? Tenho a vaga sensação que depois de publicar isto o Vaticano manda um albino com a mania da auto-flagelação atrás de mim...mas enfim...
- a tradição mais ambígua de todas...o Pai Natal. Porque é que nesta época meio mundo vem para o meio da cidade vestido de "Papai Noel" ou simplesmente com barretes pisca-pisca a fazer figura de parvo para toda a civilização ver? Se eles soubessem a história por detrás desta mítica mas idiota personagem...se calhar ficavam era em casa. O Pai Natal é a figura personificada de São Nicolau, um santo qualquer relacionado com o Natal (que é que foi? Lá por saber que caiu peixe do céu a Moisés não quer dizer que sou doutor em Teologia!), cuja esiritualidade foi violada pela Coca-Cola, em meados do século XX, para criar uma estratégia de marketing brutal nesta época do ano...resumindo, o Pai Natal foi inventado pela Coca-Cola...e a minha pergunta é: o Fido Dido foi inventado pela 7Up, o JoJoi pelo Joi e aqueles animais do réclame do Um Bongo foram inventados pelo Um Bongo...porque é que não anda gente mascarada destes personagens? Discriminação?
3) O S.A.N.T.A. é ainda contra "cerimónias" e rituais como a Missa do Galo (olha, o galo é que devia entrar na ementa em vez do bacalhau...) ou o "esperar-pela-meia-noite" para receber as prendinhas no sapatinho (quem inventou isto do sapatinho ou era miseravelmente pobre ou calçava o 76...hoje em dia quem é que consegue meter uma Playstation 3 num sapato 41?)...se o Natal é quando o Homem quer, para quê esperar pela meia-noite? Querem todos estar pedrados de sono a ver as criancinhas abrir as Barbies e os Action Man's? Parece que sim...
4) O S.A.N.T.A. quer ainda denunciar uma situação que achamos intolerável...foram avistados dois duendes menores a embrulhar forçosamente vários CD's das Just Girls por um duende superior. Não é um caso isolado visto já termos queixas de vários indivíduos que avistaram duas renas (entre as quais o Rudolfo, que já possui cadastro...) numa corrida de Sky Racing com onze pombos, quatro cegonhas, dois milhafres, um Boeing 787 e dois F-16 da Força Aérea, actividade punida por lei e que a Santa Claus Corporation S.A.(entidade financeira e legal do Pai Natal) continua repetidamente a encobrir.
É por todas estas razões que nós existimos, para acabar com as farsas e as fraudes que todos os anos atacam este planeta a mando do "Barbas"...sabemos que juntos poderemos vencer esta ameaça e, citando um dos nossos membros fundadores, o nosso grande amigo do Gato Fedorento (sócio n.º 2 da S.A.N.T.A.), "se o Natal é quando o Homem quer...NÓS NÃO QUEREMOS!".