quarta-feira, 15 de outubro de 2008

STICKY AND SWEET - Madonna e o Melhor Concerto do Mundo! - Parte 1

Stickyandsweettour 14 de Setembro. Finalmente, após muita espera, chegou o dia D..ou melhor dizendo, o Dia M! Finalmente ia ver um concerto "grande", daqueles em que as pessoas dormem à porta das bilheteiras para conseguirem bilhetes e dormem igualmente à porta do recinto para serem as primeiras a entrar, para guardar lugar na primeira fila. Finalmente...ia ver a Madonna!

PIC000010Com o bilhete num bolso estratégico (caso fosse assaltado...nunca  se sabe...) e com o entusiasmo natural, lá fui eu em direcção ao C. C. Vasco da Gama encontrar-me com outros dois companheiros nesta aventura: a Toscano (se não comentas este post nem imaginas o que te acontece...) e o irmão, o João Pedro. Almoçámos, conversámos sobre o concerto e por volta das 14:00 lá fomos nós em direcção ao recinto.

Saímos do Metro na estação "Bela Vista", começámos a dirigir-nos em direcção ao recinto (na altura era fácil, era seguir as pessoas!), reparámos nalgumas bancas da Rádio Comercial, Hot Ticket, Merchandising (baratíssimo...um programa oficial apenas 30 euros...) até que...

PÂNICO!

PIC000012 Milhares de pessoas em "fila", rodeadas por seguranças, barreiras metálicas e balões da Comercial gigantes (...) para entrar para o recinto (eram 14:15...as portas abriam às 17h...). Não nos intimidámos: lá furámos os lugares vagos e ficámos um pouco mais de meia distância da fila. Esperámos sentados algum sinal de movimento da população expectante mas nada...até que um segurança da Prosegur vem ter conosco e nos entrega (a nós e a todas as pessoas da fila) uma pulseira dourada, que viemos a saber depois ser só A FORMA DE ACESSO EXCLUSIVA AOS PRIMEIROS 8000 DA FILA AO GOLDEN CIRCLE DO CONCERTO (Golden Circle é uma zona reservada em volta do palco que geralmente cujos bilhetes são geralmente MUITO mais caros...parece que aqui caiu do céu!)! Ficámos em delírio...mas um delírio calmo...já que com mais de 5000 pessoas à nossa frente seria difícil encontrar uma zona decente, mesmo no Golden Circle, para ver a Madonna em condições.

PIC000009 Esperámos e esperámos. Metemos conversa com espanhóis, brasileiros (que aparentemente estavam inseridos numa praga qualquer de estrangeiros naquel zona!), fomos assediados por transsexuais, tirámos fotos a grupos, grupos tiraram-nos fotos a nós, gozámos com os seguranças, bronzeámo-nos "ligeiramente" (au...) a ouvir o soundcheck da Madonna e a bombar cá fora na fila. Vieram as 15h, as 16h...chegaram as 17h e nada de abertura das portas! Minutos mais tarde informaram que as portas só abriam mais tarde devido ao "demorado soundcheck da Madonna"...

HEY! É a Madonna...nós perdoamos!

PIC000011 Chegaram as 17:30 e...MOVIMENTO! As portas abriram finalmente! A revista feita pela segurança? Consistiu nisto:

Segurança: "Têm garrafas?"

Nós: "Não."

Segurança: "Então siga!"

E não nos importámos...em passo acelerado lá entrámos no Parque: muitas barraquinhas de alimentação, duas zonas de WC, vários postos-socorros e o mais fenomenal de tudo:

Palco e Plateia (3)  Palco e Plateia (6)Palco e Plateia (4)

O PALCO!

Ao corrermos em direcção ao gigantesco palco, reparámos que havia a tal "zona especial" do Golden Circle: mostrámos as pulseiras, entrámos e não pudémos acreditar no que estava a ocorrer:

ESTÁVAMOS A MENOS DE 10 METROS DO PALCO!

Não podia acreditar. Eu (que aparentemente fui talhado para  concertos deste tipo com os meus quase 2m d altura...) conseguia ver o mais ínfimo pormenor do palco, das luzes, dos ecrãs...divino! Esperámos um pouco mais, fomos aos turnos comer, à casa de banho, etc., para não perder o precioso lugar! Esperávamos agora a Robyn, a cantora sueca que abre alguns concertos da Madonna na Europa. Ele actuava as 20:00...mas às 19:30 tivémos uma estranha surpresa...

image ROBYN

Pois foi...Robyn começou o concerto mais cedo. Começou logo a bombar com "Cobrastyle" e a animar a tímida multidão do Parque da Bela Vista com a sua sonoridade electro-pop! Passados poucos minutos, já toda a gente vibrava ao som desta típica sueca de olhos azuis e cabelo louro (se bem que o que fez mesmo furor foi a indumentária que fazia lembrar um quadro vanguardista qualquer!):

Seguiram-se "Who's That Girl", "Crash and Burn" e muitos mais hits desta já veterana cantora pop, que até tem a sua própria editora (Konichiwa Records), o que lhe dá muita liberdade criativa.

Robyn (7)

Houve ainda acrobacias aéreas com um avião (daqueles da Red Bull Air Race...) contratado pela produção para fazer linhas de fumo no ar e as mais variadas piruetas, para a delícia do público presente (isso deu origem a um desenvolvimento engraçado...a partir desse momento QUALQUER avião que sobrevoasse o parque era abençoado com chuvas de aplausos do público...segundo as minhas contas, foram 3 da TAP, 2 da Lufthansa, 1 da Easy Jet e 1 da Spanair (que não chegou a cair...)):

 

Robyn, que aparentemente gostou bastante da audiência, chegou mesmo a confessar " - I've never been in a place with so many people!" (ela nunca foi à Loja do Cidadão dos Restauradores portanto...) e continuou a actuação com "Konichiwa Bitches", "Bum Like You" e "With Every Heartbeat", acabando por pôr o público em delírio. Uma boa actuação e óptima estreia em terra lusas! Esperemos que volte entretanto (e se trouxer a Madonna outra vez ainda melhor!).

Robyn (16)

Já era praticamente noite quando Robyn abandonou o palco...e a espera voltou, agora com um nervoso miudinho...faltavam apenas 45 minutos para a (hora anunciada da) actuação da Madonna...e esperámos mais...enquanto isso, o palco foi-se iluminando e deu para captar algumas fotos que revelam a sua grandiosidade:

Palco e Plateia (11)

Palco e Plateia (13)

Palco e Plateia (12) Até que chegaram as 21:15, a hora Mágica! Estava relaxado...tinha quase a certeza que ela se iria atrasar...se o fez em pleno estádio de Wembley 45 minutos, em Portugal o atraso ia rondar 1 hora ou mais...no entanto a meu raciocínio sobre o atraso de Madonna foi subitamente interrompido por um súbito apagar de luzes...