Estamos a alguns meses das eleições norte-americanas para a Casa Branca e tudo começa já a movimentar-se e a dirigir-se para o palco político-mediático que incontornavelmente se associa à nosso querida (cough cough...) América: convenções, debates, votações, controvérsias e, provavelmente a mais importante secção deste circo político, a escolha dos respectivos Vice-Presidentes.
As escolhas estão feitas: pelo lado Democrata, com Barack Obama, estará o senador pelo estado de Delaware Joseph Biden (ou Joe Biden, aqui para os amigos do CAOStico...) enquanto que pelo lado Republicano, com John McCain, estará a Governadora do Alasca Sarah Palin. Como já fizemos com os candidatos à Casa Branca...analisemos:
JOE BIDEN
Joe Biden nasceu a 20 de Novembro de 1942 em Scranton, no Estado da Pensilvânia, mudando-se a família uns anos depois para New Castle, no Estado de Delaware. Formou-se em História e Ciências Políticas na Universidade de Delaware. Casou-se anos mais tarde com Neilia Hunter, com a qual teve três filhos, Joseph "Beau" Biden, Robert Hunter e Naomi Christina. Tragicamente após ter sido eleito para o Senado pelo Estado de Delaware, a sua mulher e filhos envolveram-se num acidente de viação, do qual resultou a morte de Neilia e a filha mais nova, Naomi. Os seus filhos sobreviventes estiveram de cama um longo período de tempo, tendo Joe Biden mesmo prestado juramento para o Senado em sua casa, junto à cama onde os filhos se encontravam em convalescença. Mais tarde, Biden progrediu na política e tornou-se Presidente do Comité de Justiça do Senado e depois Presidente do Comité de Negócios Estrangeiros do mesmo. Foi candidato às eleições presidenciais tanto em 1988 como em 2008, não chegando muito longe nas mesmas.
PRÓS: Joe Biden vem completar Obama na questão da experiência. É um senador extremamente influente com uma experiência política enorme, especialmente na área dos negócios estrangeiros e nas relações internacionais, nos quais Obama tem alguns handicaps. Acrescenta maturidade e qualidade à proposta de Obama para uma mudança na América. Vamos lá! Um homem que perde a mulher e filha e presta juramento ao pé dos filhos queridos e feridos...é de fazer chorar as pedras da calçada (traduzindo para política norte-americana: GANHAR VOTOS!)!
CONTRAS: Sejamos sinceros, oferecer mudança ao povo americano e depois colocar na carruagem um senador que quase faz parte da mobília do Senado (vai já para o sétimo mandato...) pode ser confuso. Outra questão é a dos votos eleitorais, que pode Obama conseguir pelo Estado de Delaware, uns valentes 3 votos (...para terem a noção das coisas...o Estado da Califórnia vale 55 votos...)! Para não falar que os apoiantes de Hillary Clinton, esperançados que ela fosse convidada para Vice, não devem estar muito satifeitos neste momento com este resultado! Fora isso...acho que basta mencionar as fantásticas declarações de Joe Biden acerca de Barack Obama e John McCain que, por sinal, não abonam nada ao lado de Obama:
...
SARAH PALIN
Sarah Palin nasceu a 11 de Fevereiro de 1964 em Sandpoint, no Estado do Idaho. A família mudou-se mais tarde para o Estado do Alasca, para Wasilla, onde estudou no liceu (onde era conhecida por Sarah "Barracuda", por ser uma jogadora de basquetebol muito agressiva e emotiva...). Mais tarde estudou Administração, Comunicação e Ciências Políticas na Hawaii Pacific College, em Honolulu, e mais tarde na North Idaho College. Uma ressalva, Sarah pôde estudar porque ganhou alguns concursos de beleza que lhe conseguiram bolsas de estudo. Mais tarde desempenhou cargos políticos tanto municipais em Wasilla, como se candidatou a Lieutenant Governor, tendo sido também Presidente da Comissão de Conservação de Petróleo e Gás do Alasca. Em 2006 foi eleita governadora do Alasca. É casada com Todd Palin, tendo resultado deste mesmo casamento 5 filhos: Track (19 anos), Trig (4 meses), Bristol (17 anos), Willow (14 anos) e Piper (7 anos), estando Bristol de momento grávida de 5 meses.
PRÓS: Primeiro de tudo, olharam-me bem para a fotografia da Sarah Palin? Ela é uma autêntica M.I.L.F. (quem não sabe o que é que veja o American Pie...)! Com 44 anos está conservada e de que maneira (também com o frio do Alasca...)! Para além disso, Sarah é uma conservadora de barbar rija: está contra a legalização do aborto, contra direitos homossexuais, contra educação sexual nas escolas, etc. ...ou seja, os "Americanos Profundos" podem gostar dela...assim como apoiantes degenerados de Hillary Clinton (e mulheres no geral!), que desesperadamente querem ver uma mulher à frente da Nação...para além disso, é jovem...e juventude é algo que falta urgentemente a uma campanha de um "idoso" de 72 anos...
CONTRAS: Por onde começar...primeiro: NINGUÉM CONHECE SARAH PALIN! Parece que caiu de páraquedas ou qualquer coisa do género nestas eleições; segundo: tendo em conta que, se ganhar as eleições e algo correr muito muito muito mal (não esquecer que McCain já teve Cancro de Pele...e 4 recaídas desse mesmo melanoma!), é Palin que fica à frente do país...e experiência, que é dela? Honestamente 20 meses como Governadora de um estado como o Alaska, rico em alces, neve e peixe, NÃO CHEGA!; terceiro: A FILHA DE 17 ANOS ESTÁ GRÁVIDA?! A Sr.ª Palin é a mesma que disse há uns tempos que se opunha ao financiamento de escolas que leccionassem educação sexual, mas que era a favor do mesmo financiamento para escolas que APENAS ensinassem a "teoria da abstinência" como solução sexual...está visto que o resultado deste tipo de educação dá frutos (frutos que demoram 9 meses a amadurecer e a cair da árvore...)!
Portanto, está visto que, assim como não há nada perfeito, definitivamente não há Vice-Presidentes perfeitos!