(Antes de mais, este quadro interactivo é brutal, não é? Estava a vaguear por outros blogs e encontrei-o...quem quiser é só clicar ali no "Grab It")
Tenho que admitir que desde Janeiro que a minha vida se tornou bastante mais animada. Confesso que as constantes notícias relativas ao encerramento das urgências, assuntos económicos envolvendo o Millenium BCP (para variar...) e esquemas de corrupção no futebol que começam a cheirar a mofo me estavam a começar a deixar abatido neste início de ano. Penso que a política deste país (que cada vez interessa menos e a menos pessoas), o futebol (cada vez mais deprimente...já pouca gente consegue aguentar os 90 minutos de um Benfica x Nacional ou um Sporting x Beira-Mar sem fazer zapping vezes sem fim...) e o panorama económico (BCP para lá, BCP para cá...CGD pelo meio e os lucros do BES que se metem na conversa...) passaram definitivamente de moda.
Mas como estava eu a dizer, foi então que algo de fantástico entrou na minha rotineira vida de estudo e de exames e me fez ganhar um novo alento : AS PRIMÁRIAS NORTE-AMERICANAS.
As denominadas Primárias são eleições a nível nacional em que os partidos escolhem os seus candidatos à eleição geral para a Presidência dos Estados-Unidos. Os dois partidos maioritários nos Estados Unidos, o Partido Democrata e o Partido Republicano, escolhem o seu candidato de entre alguns dos seus membros que concorrem ao cargo de candidato partidário à Presidência. E quem são eles? (Pelo menos aquele que ainda estão em jogo e os que mais sobressaem...):
- PARTIDO DEMOCRATA -
O Partido Democrata é, aproximadamente, equivalente à Esquerda Portuguesa (a parte mais centro-esquerda do Partido Socialista temperada com uma pitada de Bloco de Esquerda e Partido Comunista) e bate-se por várias ideias de natureza liberal: liberdade sexual, diplomacia a nível internacional, globalização organizada e organização interna orientada pela tolerância dos valores tradicionais em relação às novas ideias, às novas tecnologias e à modernização do Mundo. O seu símbolo é o Burro devido ao facto de os pioneiros das ideias democratas serem apelidados de "jackass" (que em inglês significa algo semelhante a um burro) devido à sua teimosia e ideias fixas...parece que a moda pegou e hoje temos o que se vê! Os seus candidatos são:
BARACK OBAMA
Barack Obama é Senador do Illinois, tem 46 anos e tem uma história, no mínimo, estranha. Filho de pai queniano e mãe americana, nascido no Havai, viveu e estudou em criança na Indonésia e mais tarde ingressou na Universidade de Columbia. Formou-se e ingressou em Harvard como aluno em Direito e posteriormente como docente. Foi dinamizador de comunidades em Chicago e teve vários papéis conjuntamente com a Igreja em serviços prestados aos mais carenciados. Fez serviço jurídico a nível do Direito Constitucional, serviço esse que eventualmente o levou ao Senado pelo estado do Illinois. É casado e tem duas filhas.
- Prós:
- Poderá ser o primeiro Presidente Afro-Americano (vá...negro) dos Estados Unidos.
- Vence definitivamente o Beer-Test (para quem não sabe, o Beer-Test ou Teste da Cerveja diz que o melhor candidato à Presidência é aquele com quem nós nos veríamos mais facilmente a beber uma cerveja ao fim de um dia de trabalho...não me tou a ver a beber cerveja com a Hillary...).
- A sua campanha fala a linguagem dos jovens, tem sites no YouTube, hi5, MySpace e muitos outros, sendo por isso o candidato mais apoiado pelos jovens.
- Baseia a sua campanha na Esperança e na União Nacional, que é sempre uma bandeira muito importante em qualquer eleição. Para além disso, não fala apenas de Esperança como também a fundamenta de uma maneira extremamente eloquente, afirmando os seus pontos fortes e, sobretudo, os fracos, algo inédito em eleições deste género. Obama faz promessas modestas mas com alicerces bem sólidos.
- Traz sangue novo à Casa Branca devido à sua idade, prometendo inovação sustentada, reformas ponderadas, acabando com a hegemonia das duplas reinantes dos últimos 20 anos Bush/Clinton.
- Contras:
- Para muitos Americanos, ele simplesmente é "preto".
- Denota inexperiência a nível político, o que é considerado por muitos o seu "calcanhar de Aquiles".
- Tem por vezes discursos repetitivos, batendo na tecla "Esperança" demasiadas vezes e repetitivamente.
- Se houver uma divisão no Congresso é provável que seja considerado o "Elo Mais Fraco".
- O seu historial genealógico islâmico (estudou na Indonésia em criança numa escola islâmica, tendo familiares de origem Islâmica) não inspira confiança a alguns, já que o seu nome (Barack Hussein Obama) recorda alguns Americanos que Hussein e Obama (devido à semelhança com Osama) são nomes...vá...chatos.
HILLARY CLINTON
Hillary Clinton dispensa apresentações. Esposa do ex-Presidente Bill Clinton e Primeira-Dama no seu período de Presidência. Hillary tem 60 anos e é actualmente Senadora pelo estado de Nova Iorque. Formou-se em Direito em Yale, onde conheceu Bill Clinton, sendo posteriormente Primeira-Dama no estado do Arkansas, onde Bill Clinton foi governador. Pertenceu aos quadros executivos de várias empresas e durante a presidência do marido esteve envolvida em inúmeras iniciativas de solidariedade e de cuidados de saúde, envolvendo especialmente crianças.
- Prós:
- Poderá ser a primeira mulher a ser eleita Presidente dos Estados Unidos.
- Tem um currículo e experiência que fala por si. Para além de cargos de administração de empresas, já esteve à frente de vários departamentos estatais envolvidos em cuidados de saúde e aspectos sociais e já foi primeira-dama duas vezes, como esposa de Governador e de Presidente, o que lhe dá uma visão "de dentro" do cargo que pretende ocupar.
- Tem a seu lado um peso pesado político, o seu marido Bill Clinton, democrata de ginjeira que já foi apelidado de "Cão de Fileira" de Hillary, participando activamente na campanha e sendo responsável pelos mais agressivos ataques desta campanha.
- Dá a sensação de rigor e eficiência aos votantes, não só pelo seu extenso currículo político mas também devido ao seu temperamento frio e ponderado.
- Mobiliza votos devido ao efeito de "Extrapolação-Clinton", recordando os votantes do período de prosperidade de Bill Clinton, em que a tolerância racial e as reformas do sistema de reformas foram de facto marcantes, conseguindo assim votos da minoria latina e dos idosos com idade superior a 65 anos.
- Contras:
- Para muitos Americanos a distinção sexual que existe na classe política ainda é muito marcada, defendendo que "Mulher Presidente, Perigo Iminente!".
- Devido ao vasto conhecimento e elevada reputação do clã Clinton no meio empresarial, a candidatura de Hillary está consequentemente ligada a alguma influência lobbysta.
- Possui discuros excessivamente repetitivos, ocos e a tender para a demagogia a cada dia que passa do início da campanha. Quem leva discursos de vitória na Super-Terça-Feira escritos e os lê em frente a uma multidão à espera de alguma pujança política não pode esperar ir muito longe contra um candidato como Obama, que ganha momentum a cada palavra que diz.
- Muitos estão fartos da hegemonia Bush/Clinton na Casa Branca...e Hillary apanha por tabela.
- Devido ao seu comportamento no "Escândalo Lewinsky", os Americanos consideram que Hillary é uma pessoa fraca, que ao perdoar Bill Clinton assumiu a sua dependência institucional e política dele e que consequentemente, esta candidatura não está de todo independente de Bill Clinton.
- PARTIDO REPUBLICANO -
O Partido Republicano é, aproximadamente, equivalente à Direita Portuguesa (multipliquem o Partido Popular por 10, somem 2 vezes o Partido Nacional Renovador e 1 vez o Partido Social Democrata) e bate-se pelo conservadorismo nacionalista. Defendem ideias como a tradição inabalável dos valores familiares, o imutável valor da vida humana e a guerra como meio de impedir futuras ameaças e impor a supremacia do país aos valores de outros. São alérgicos a mudança e reformas para eles existem apenas a nível laboral. O seu símbolo é o Elefante, que surgiu na sequência de um cartoon em meados do século XX, da autoria do mesmo autor da ideia do Burro para símbolo do Partido Democrata.
JOHN McCAIN
John McCain é Senador do Arizona e é aquilo a que os Americanos chamam de "War Lord" ou Senhor da Guerra. Descende de uma família de Almirantes (avô e pai) da Marinha Americana e formou-se na Academia Naval Norte-Americana, ingressando na Marinha como Piloto Naval, participando na Guerra do Vietname, onde foi ferido com gravidade e feito prisioneiro de guerra e torturado durante 5 anos e meio. Após a sua reforma da Marinha, foi eleito para a Casa dos Representantes do Arizona, onde cumpriu dois mandatos e seguiu para o Senado do mesmo estado. Concorreu nas Primárias de 2000 contra George W. Bush mas foi derrotado por este.
- Prós:
- É um Herói de Guerra, com várias condecorações, entre as quais um Purple-Heart, algo que qualquer Republicano preza.
- Já é a segunda vez que se candidata, já conhece a engrenagem da eleição e sabe o que faz.
- É um conservador moderado, com algum liberalismo subjacente, o que faz com que cubra alguns estados blue/red com alguma mistura de convicções políticas.
- Tem uma mulher que definitivamente é "areia a mais para a sua camioneta".
- Com a desistência de Mitt Romney, é quase matematicamente assegurado o seu lugar como candidato republicano à eleição geral de Novembro, possuindo a grande maioria dos delegados.
- Contras:
- Tem 71 anos...digamos que está quase a bater a bota não? Ou a ficar maluquinho não tarda pelo menos...
- Defendeu publicamente que consegue imaginar a Guerra do Iraque por mais 100 anos...algo de que 80% dos Americanos discorda desde o primeiro dia.
- Fala com os apoiantes como quem fala com o vizinho do lado, com piscares de olhos e sorrisos saloios...o que é definitivamente...pouco profissional.
- Fazendo uma comparação gira, se o Partido Republicano fosse o conjunto dos Apóstolos de Cristo, McCain era Judas...a recepcionista e a empregada são das únicas pessoas no edifício do Partido Republicano que suportam a sua presença.
- Devido à sua moderação conservadora, a maioria dos ultra-conservadores não aprecia a política de McCain, o que o faz perder pontos nalguns estados bem avermelhados.
MIKE HUCKABEE
Mike Huckabee é dos únicos não-Senadores a candidatar-se nestas Primárias. Foi Governador do Arkansas de 1996 a 2007, tendo estado envolvido noutras actividades. É escritor, tem uma banda de música chamada "Capitol Offense", foi Pastor Baptista e orador público. É casado e tem três filhos, dois rapazes e uma rapariga. Teve uma revolucionária mudança de aspecto, já que era gordo que nem um texugo e agora faz inveja a qualquer pau de espeto.
- Prós:
- É ultra-conservador cristão, o que agrada ao típico Republicano Sulista, grande "império" do Partido Republicano.
- Tem um discurso calmo, coerente, assente em Deus e sobretudo nos valores tradicionais americanos da família, da fé e da vida. Discurso esse que agrada à maioria Republicana dos Estados Unidos.
- As suas performances musicais com a sua banda "Capitol Offense" atraem marés de gente aos comícios...resta saber se é para ouvir a música ou o discurso eleitoral.
- Tem tido grandes resultados em estados tipicamente republicanos, o que o fez ganhar muito momentum.
- Com a sua inabalável fé em Deus, a CNN avança que Mike conta com apoios de peso como Rafael Arcanjo, São João e São Francisco de Assis, conseguindo também como apoio de Última Hora Miguel Arcanjo...
- Contras:
- Chamou de "aberrações" aos homossexuais...o que o fez perder votos na comunidade adepta da música dos "Village People".
- Se pudesse, voltava atrás no tempo e matava Darwin, argumentando que a Teoria da Evolução é patética e que não deveria ser dada nas escolas...mais uma vez Huckabee perde votos, desta vez na comunidade científica.
- Fala-se que os apoios divinos de Huckabee estão ligados a lobbys transcendentes e que se irão reflectir em aumento de benefícios fiscais para anjos e arcanjos, reduções nos impostos de urbanização no Paraíso e criação de mais Portões Celestiais e respectivos guardiões, com os respectivos concursos abertos unicamente a entidades de construção celestial.
- Mike Huckabee toca baixo tão bem como eu toco flauta: sei uns acordes mas há muito que já lá vai o jeito...e por favor, os "Capitol Offense" só tocam covers...
- Mike Huckabee está aproximadamente com 500 delegados a menos do que McCain, o que torna a sua nomeação algo de inantigível humanamente...o que reforça a questão do lobby transcendente.
E pronto, é este o circo que está montado nos E.U.A. até Junho...o que promete meses e meses de diversão sem limites, noitadas a ver CNN, debates fantásticos, entre outros...isto promete!