segunda-feira, 4 de fevereiro de 2008

Fuga para o Egipto?...onde é que eu já vi isto? Ah...espera...

Nas últimas semanas, a SIC noticia a seguinte notícia (não adoram pleonasmos?):

Sem título

 

 

 

 

 

 

 

Devo confessar que tive, ao ler esta notícia, um breve déjà vu. De alguma maneira as palavras "fuga" e "Egipto" faziam-me lembrar algo que me soava familiar mas só várias horas depois tive aquele momento de iluminação, um daqueles momentos que denomino momento "de onde raio é que eu conheço esta porra?". E afinal, de onde é que eu reconhecia esta história?

Do PRÍNCIPE DO EGIPTO, como é óbvio!

71f1-moses&friends

Quais as verdadeiras diferenças entre as duas histórias?

palestinian_chair_260108_wideweb__470x344,01) No PRÍNCIPE DO EGIPTO, os hebreus ou judeus (arredondemos) vão em fuga para fora do Egipto (trabalhavam nas obras e ouviram dizer que na Terra Prometida o salário mínimo era mais alto...) enquanto que na notícia os judeus estão sossegados em Israel, a comer as suas pitas (SHOARMAS!...a outras não interessam aqui para nada) e a levar calmamente com bombas ocasionais. E ninguém vai em fuga do Egipto, pelo contrário. Palestinianos vão em fuga da Faixa de Gaza PARA o Egipto (a única razão que me vem à cabeça é o facto de o salário mínimo no Egipto ter subido acima do da Faixa de Gaza...bem, há coisas bem mais difíceis...).

2) No PRÍNCIPE DO EGIPTO houve pragas de gafanhotos, sangue no mar, morte de primogénitos e muitos outros cataclismos de vir as lágrimas aos olhos. Não me parece que haja coisas destas desta vez...mas isso sou só eu...

3) No PRÍNCIPE DO EGIPTO Moisés abriu um canal pelo meio do mar só com o seu bastão e blá blá blá...vocês tiveram catequese não tiveram? Pronto...passaram pelo canal e iupi! Neste caso não há nem bastões, nem água para canalizar (...)...salta-se o muro e é se querem...e nada de "iupi"s...só "ai"s dos arranhões do arame farpado e das balas cravejadas disparadas pelos egípcios...burning_bush

4) No PRÍNCIPE DO EGIPTO apareceu Deus no meio de um arbusto a arder (epá sigam o meu raciocínio ... Egipto ... Sahara ... deserto árido ... areia fervente ... arbusto ... descobre o intruso...) a Moisés e encarregou-o de libertar os hebreus do Egipto...para além de na notícia não se mencionar nenhum arbusto, a única entidade que eu vejo envolvida neste caso é mesmo a Polícia de Fronteira Egípcia...e não me cheira que encarreguem os clandestinos de alguma missão...a não ser passar uns dias na prisa...

5) No PRÍNCIPE DO EGIPTO a fuga deveu-se essencialmente a motivos, como já foi mencionado (salário mínimo...lembram-se?), de natureza laboral...quem diz que desta vez não seja outra a razão? Cá para mim só querem ver as Pirâmides...

6) No PRÍNCIPE DO EGIPTO a narrativa dura aproximadamente 100 minutos...já ando a ouvir esta notícia há pelos menos duas semanas...

7) No PRÍNCIPE DO EGIPTO Moisés enrola-se com uma árabe qualquer que para lá anda...nesta história...não vale a pena continuar pois não?

8) Finalmente...no PRÍNCIPE DO EGIPTO a história acaba bem...Moisés e a sua trupe vão em direcção à Terra Prometida (que ainda estou pa saber onde raio fica...) e a narrativa acaba. Na notícia, a palavra "feliz" pode aparecer unicamente sob a condição de significar "deportados" em egípcio...ou palestiniano...ou israelita...o que considero algo muito improvável.

Com isto tudo só podemos concluir uma coisa: se é para mudarmos  de sítio a sério...vá lá...agora...sairmos de um sítio mau, para irmos para outra um niquinho melhor e ficarmos lá...digamos...dois dias até nos encontrarem e  nos pontapearem no cu para o sítio de sleeping_cat1onde viemos...não vale a pena...como dizem os ingleses "not to move a straw" (tradução: não mexer uma palha) é a moda para esta Primavera-Inverno 2008/XXXX (em que X é aquilo que você quiser...ou puder!).

1 comentário:

Anónimo disse...

Muahahahaha!!
eu sinceramente prefiro o Princípe do Egipto...
mal por mal, so dura 100 minutos (lá está) e os bonecos sempre sao giros e até sorridentes... coisa que na realidade so se consegue com o pivot do telejornal...

=***