sábado, 9 de agosto de 2008

Prazer de Fumar é Genético MY ASS!

Encontrei este belo pedaço de informação no site de notícias do semanário Sol:

Tabaco1

Várias considerações:

1) "O primeiro cigarro é um rito de passagem para muitos adolescentes..." - concordo plenamente: é um rito de passagem de "crianças" a "adolescentes que por tocarem num cigarro podem ser mencionados num semário";

2) "...indica que a rapidez com que algumas pessoas começam a fumar regularmente pode estar nos genes..." - ERRADO! A rapidez com que as pessoas se tornam fumadoras está exclusivamente e directamente relacionada com a velocidade com que sacam um cigarro e encontram um isqueiro (ou a velocidade com que dizem "Tens Lume?");

...mas há mais:

Tabaco2

 3) "Um grupo de cientistas da Universidade de Michigan..." - Lição importante: NUNCA CONFIAR EM ESTUDOS SOBRE TABACO  EM ESTADOS AMERICANOS ONDE EXISTEM, ENTRE OUTROS:

- MARLBORO COLLEGE

marlboro-logo-400x448 Marlboro_logo

- CAMEL CHARTERS

 camel image

...OU QUANDO OS SEUS SÍMBOLOS E FRONTEIRAS SÃO SÍMBOLOS SUBCONSCIENTEMENTE LIGADOS AO TABACO:

imagemich 

MICHI MICHI2

4) "...identificou uma variação comum nos genes de muitas pessoas que fumam e dizem ter sentido algo de estranho (mas bom) logo na primeira vez que acenderam um cigarro." - Os mesmo cientistas mais tarde vieram a descobrir que essa sensação desaparecia quando abriam válvulas de gás no laboratório...curiosamente as pessoas sujeitas à experiência também desapareciam.

5) "Os investigadores acreditam que esse gene poderá ser a razão para que muitas pessoas rapidamente comecem a fumar e que, mesmo que queiram, têm mais dificuldades em deixar o vício." - OK, primeira questão: TODOS OS (BONS) INVESTIGADORES SÃO FUMADORES! Lá se foi a imparcialidade da coisa...mas algum de vocês acha que alguém sem a acção de uma molécula como a nicotina aguenta 20h fechado num laboratório? Em segundo lugar...isto podia dar lugar a conversas doutor-paciente extremamente interessantes:

image" - Sr. Doutor, está tudo bem com o nosso filho?"

" - Lamento...mas não há nada a fazer...o seu filho vai ser fumador...e é genético..."

" - Mas ele nasceu há 1 semana..."

" - Pois..."

6) "Não será o gene a única resposta para o vício do tabaco, mas a equipa da universidade espera agora conseguir criar novos medicamentos anti-tabagismo ou criar novos." - Estão já em estudo pastilhas para recém-nascidos e patches de nicotina para Fetos.

NIQ 

image7) "O gene CHRNA5 já tinha sido identificado, mas esta é a primeira vez que um estudo indica que poderá 'mudar' a vida de uma pessoa logo que toca num cigarro pela primeira vez." - Só para que conste, CHRNA5 significa "Conjunto Harmonioso de Reguladores de Nicotina com Autonomia 5 Estrelas" quando antes era "Ca*alho, Havemos de Readquirir mais Nicotina Agora" (que denunciava claramente os hábitos fumadores dos investigadores, podendo colocar em causa a seriedade (cough cough) do estudo.

8) "O estudo envolveu 435 voluntários, fumadores ou não, que foram questionados como se sentiam depois de fumar um cigarro." - No fim da experiência restavam 5 voluntários com queimaduras de terceiro grau devido àquela "experiência" com o gás de que falei acima...

9) "Os não-fumadores aceitaram experimentar uma vez, 'em nome da ciência' e foram uma das razões para as conclusões de que o gene possibilita a actuação tão rápida da nicotina no cérebro." - E em "nome da ciência" eu os chamo de "VENDIDOS"!

Faltam destas pesquisas fantásticas em Portugal!

image

1 comentário:

Anónimo disse...

Pois é... como tu disseste uma vez, e bem...
"Pode ser que morram"
-_-'

se isso fosse genético, e s os genes são em certa medida hereditários, não me agrada mt pensar k por umas... 2 ou 3 gerações atrás, eu hoje fumaria carradas d maços diários O.o

cumps mate!*